Cidades

Maricá tem primeiro caso de H1N1 confirmado no ano

Hospital Municipal Luiz Palmier, principal unidade da região. Foto: Fernando Silva/Prefeitura de Maricá

A Prefeitura de Maricá informou que está confirmado o primeiro caso de gripe pelo vírus H1N1 este ano. Em nota, o órgão informou que o paciente é uma criança de um ano e meio que deu entrada no Hospital Municipal Conde Modesto Leal na última semana. A criança foi posteriormente transferida para o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), onde foi medicada e recebeu alta hospitalar.

"A criança foi liberada para continuar o tratamento em casa com a medicação específica e está sendo acompanhada pela equipe de pneumologia do município", informou a nota.

"O H1N1 está voltando. Nós tivemos um caso confirmado e vários casos em análise. Precisamos nos prevenir como era feito em 2018" disse a secretária municipal de Saúde Simone da Costa Silva em audiência pública na Câmara de Vereadores na quarta-feira (5).

A Secretaria Municipal de Saúde não informou quantos casos de suspeita estão sob análise na rede de saúde.

Campanha de vacinação

Nos 92 municípios do Rio, a campanha de vacinação direcionada ao público-alvo de vacinação contra a gripe segue até 15 de junho. Caso haja estoque disponível, a população fora do público-alvo poderá ser vacinada após o final da campanha.

Fazem parte do público alvo crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos, gestantes e mães com até 45 dias após o parto. Além desses, a vacina está disponível a jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, independentemente da idade. A vacina também está sendo ofertada aos professores das escolas públicas e privadas, além de policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.

A Superintendência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde informa que foram notificados, em 2019, 105 casos de influenza, com 28 óbitos. Dessas pessoas, 23 faziam parte do público-alvo da campanha. Em 2018, foram notificados 233 casos de influenza, com 28 óbitos.

Até o momento, o estado atingiu uma cobertura vacinal de 70%, o que representa cerca de 3,4 milhões de pessoas vacinadas. Segundo a secretaria, 25 municípios já atingiram a meta de vacinar 90% do público-alvo e outras 35 cidades apresentam taxa de cobertura entre 70% e 90%. No entanto, nove estão com cobertura abaixo de 50%.

< Motociclista fica ferido em acidente em Maricá Publicada lei que prevê internação involuntária de usuários de drogas <